segunda-feira, 18 de abril de 2011

Consumismo dos Adolescentes

Um dos factores que tem grande influência no consumismo dos adolescentes é os grupos sociais. Estes grupos são importantes na medida em que, o Homem desde que nasce tem necessidade de interagir com outras pessoas para se desenvolver. Ao interagir com as outras pessoas vai-se inserir num específico grupo, num grupo social que mais lhe agrada, que defende os seus ideais, um grupo com o qual ele se identifica.
Na fase da adolescência estes grupos têm uma grande importância. Como é nesta fase que o individuo procura a sua identidade, é junto destes grupos que o adolescente vai receber uma maior e melhor ajuda. Isto é, o ser humano quando chega à adolescência sente necessidade de definir a sua personalidade, de definir os seus objectivos, os seus gostos, os seus ideais. Então, vai ser junto dos amigos (do seu grupo social) que vai encontrar respostas às suas dúvidas.
Até à adolescência, quem serve de modelos das crianças são os pais, ou seja, as crianças tendem a imitar e admirar um adulto, geralmente os pais. Quando chegam à adolescência, os pais perdem essa importância e passam a ser os amigos que são os modelos dos jovens. É perante o seu grupo que os adolescentes procuram definir a sua personalidade imitando os amigos que mais admiram.
Ora, a definição da personalidade não passa apenas pela imposição de ideais e de objectivos. Parte dessa definição é transmitida através da maneira de vestir de cada jovem. É nesta fase que entra o consumismo em exagero.

Este consumismo começa na fase de inserção num grupo social. Um jovem quando quer fazer parte de determinado grupo de amigos tem que se moldar à imagem que esse grupo transmite. Portanto, vai (se necessário) mudar os seus ideais de forma a estar de acordo com o que o grupo defende. E consequentemente, vai mudar o seu estilo, a sua maneira de vestir para um estilo idêntico ao do grupo. É nesta mudança que o jovem é tentado a consumir mais. Primeiro para se integrar num grupo, depois para permanecer nesse mesmo grupo. Visto que já está integrado entre os amigos, vai sentir necessidade de ter aquilo que os outros têm. Se um amigo compra algum acessório novo, este vai ficar tentado a comprar um objecto igual.
A par dos grupos sociais, a sociedade é outro factor de bastante importância. Cada vez mais a sociedade transmite aos jovens a necessidade de ter determinado acessório de última geração, ou de ter roupas de determinada marca, ou de comprar em maior quantidade, ou de seguir determinada moda. São estas “obrigações” impostas aos jovens, que levam estes a sentirem-se pressionados a comprar o que a sociedade acha que é o melhor.

São nestas circunstâncias que o adolescente é levado a consumir em exagero. Muitas vezes compra roupa ou acessórios da última moda, sem necessidade. E em alguns casos, compram sem terem possibilidades financeiras. Contudo, para o adolescente em fase de afirmação estas compras são indispensáveis à sua vida.
Mas como o Homem está em constante mudança, a sociedade e os adolescentes estão sempre a mudar os seus objectivos e ideais. Logo, nesta longa e complicada fase da vida do ser humano, a personalidade vai-se transformando. Mudam-se os amigos e os grupos sociais e vão-se moldando arestas da personalidade de cada um, levando assim ao aumento do consumismo.
No entanto, este consumismo nem sempre teve esta relevância. Com a evolução das tecnologias, da publicidade e com o aumento das lojas e centros comerciais, o consumismo aumentou significativamente, principalmente nesta faixa etária. Visto que são os jovens que mais vêem televisão e que estão mais expostos aos anúncios publicitários, que mais frequentam os centros comerciais e que seguem mais o avanço das tecnologias, são estes que mais consumem ou que levem os adultos a consumir. 
Creditos para Letícia(linda!!!) 

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